domingo, 13 de setembro de 2009

HISTÓRICO DO FILME


Por volta de 1932, Chaplin começou a trabalhar na história do filme que, a princípio, iria se chamar The Masses ( "As massas"). Durante o outono, seu amigo Joseph Shenck apresentou-lhe Paulette Goddard e Chaplin a contratou para o seu próximo filme. Paulette e Chaplin foram os protagonistas de Tempos Modernos. Em 1933 casou-se em segredo com ela, durante um cruzeiro.

Em 1934 terminou de escrever a história e, em outubro do mesmo ano, começou a filmá-la. No estúdio da avenida La Brea, modernizado e sonorizado, foram construídos vários cenários, sendo o mais importante o da fábrica. No bairro do porto em Los Angeles, outro grande cenário foi construído, só que este aberto, representando um bairro operário. Esse cenário chegou a cobrir dois hectares do terreno.

A filmagem e montagem terminaram em 1935. A mise-en-scène levou 10 meses , no total, para ficar pronta. No outono desse ano, Chaplin escreve a partitura das músicas do filme. Teve, nessa etapa, a ajuda de Alfred Newman, Edward Powell e David Raskin para o arranjo e a orquestração.

No dia 5 de fevereiro de 1936, o filme Modern Times ("Tempos Modernos") estréia no Rivoli Theatre, de Nova York.

Tempos Modernos custou um milhão e meio de dólares, sendo 500.000 somente para a construção da grande máquina em que Chaplin é engolido com Chester Conklin (ator do filme, fez o papel de um operário mecânico.). O filme, recebido friamente pela crítica americana (foi acusado de comunista), rendeu apenas um milhão e oitocentos mil dólares nos Estados Unidos. Foi proibido na Itália e na Alemanha, mas alcançou grande sucesso na Inglaterra, na França e na União Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário